SEJAM BEM VINDOS!

Muitas ideias que expressavam sonhos. Muitos ideais que se manifestaram na simples reflexão de ser útil além das funções que exercemos ao menos por um instante. Várias alternativas a nossa frente e muitos obstáculos.

Um dia percebi que deveria ser útil universalmente, pensei e pensei como ascender a esta condição, pois, não possuía nenhum dom especial. No entanto, sou um homem que gosta de escrever. Explorei este caminho, pois as palavras e ideias são muito poderosas e podem servir para inspirar pessoas na sua trajetória vital.

Sou historiador um guardião da memória e pesquisador. Sou poeta de expressões líricas e sociais. Não sei se o que penso é certo ou errado, mas sei que aprendo e ensino dentro de um contexto imperfeito.

Este é meu universo virtual, um lugar de divulgação de minhas humildes e imperfeitas obras literárias e científicas.

sábado, 11 de janeiro de 2014

CONSIDERAÇÕES SOBRE A UFOLOGIA


Para quem se interessar no assunto "Ufologia" visite o endereço e leia a pesquisa!


Ufologia Romântica


É a manifestação leiga e para o leigo, propagada em um contexto fictício de caráter econômico. É por efeito o principal vetor da forma errada de ver e considerar a Ufologia, mesmo que muitos escritores (livro, filme, animes,...) utilizem elementos, fundamentos e argumentações típicas da pesquisa ufológica. Diante disso, a Ufologia Romântica é a apresentação fictícia e ideia distorcida propagada pela mistura de fatos ufológicos e de protoufológicos.
Por outro lado, é a principal incentivadora de pessoas no que tange ao universo ufológico. Mas, só que deste contexto nasce muitos pseudosufólogos e charlatões. E um pequeno número de ufólogos pesquisadores de fato.
A manifestação de caráter fictício da Ufologia é anterior ao surgimento dela. Pois, alguns grupos da população já consideravam, mesmo que de forma velada a possibilidade de existir vida fora do planeta Terra. Esta ideia inspirou Herbert George Wells a escrever a famosa obra de ficção científica a Guerra dos Mundos em 1898.
Curiosamente apesar de não existir nenhuma prova da existência de vida fora do planeta, como também nenhuma discussão ufológica ou observações que se ligassem a isto nos períodos anteriores a década de 1940 de forma notória e específica, o povo veladamente considerava esta possibilidade. A maior prova dessa crendice relacionada ao poder dos meios de comunicação ocorreu nos Estados Unidos em 30 de outubro de 1938 quando o radialista Orson Welles começou a transmitir uma dramatização de "A Guerra dos Mundos" de H.G. Wells pela estação de rádio CBS em forma de programa jornalístico. Ou seja, por uma hora ingênuos trechos de música foram interrompidos por flashes realísticos do radialista. No entanto, ocorreu a propagação do caos em decorrência a um mal-entendido, já que aproximadamente das 6 milhões de pessoas que sintonizaram o programa, metade delas começaram a escutar o mesmo depois da introdução que explicava que a estória não passava de uma peça de ficção. Cerca de 1,2 milhão de cidadãos norte-americanos acreditaram ser um acontecimento real, meio milhão teve certeza de que a invasão estava ocorrendo. O efeito dessa dramatização provocou um pânico generalizado refletido no sobre carregamento das linhas telefônicas, aglomerações nas ruas e congestionamentos causados por pessoas tentando escapar da trajetória da invasão. O caos paralisou três cidades.
Posteriormente ao incidente, Orson Welles foi intimado a explicar para as autoridades as suas ações do dia 30 de outubro de 1938.
Das manifestações da Ufologia Romântica nascem as especulações da Protoufologia e das refutadas e paranoicas fontes de argumentações das pseudoteorias. Ou seja, é a inspiração direta da Pseudoufologia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário